quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Explosão Solar III


Sinto muito esta foto.
Universidade de Aveiro, Janeiro de 2009.

6 comentários:

  1. O momento que captaste é extraordinário, porque dá a sensação de movimento. Lá ao fundo algo imensamente brilhante pulsa.
    Infelizmente já muitos olhos devem ter assistido a espectáculos de luz explosiva como este, só que nesta tua imagem, a explosão é de uma luz de paz e de vida, ao passo que nessas...
    estou expectante pelo teu olhar sensível, através do qual se revelem maravilhas.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Estive algum tempo olhando a foto e não encontrei palavras para ela. Talvez não exista palavras justas para a descrever...
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado! Eu próprio não soube muito bem o que comentar... Portanto disse o que sentia, tal como tu o fizeste... ;)

    ResponderEliminar
  4. esta bom, tanto o momento como o enquadramento, o jogo de luz e sombras é excelente =)
    pa melhorar aki apenas repetiria o que te falei ontem no minimal, acerca do enquadramento da "regra dos terços", para aproximar mais o sol do cruzamento inferior esquerdo..porque embora se veja facilmente qual o "protagonista" da foto (o sol), esta um bocado ao lado, pelo que acaba por suprimir um pouco a sua importancia na cena.de resto, tecnicamente, acho apenas que a focagem tambem nao ficou no ponto, mas isso é daquelas coisas chatas, ainda mais com uma compacta =) mas como dizes, é preciso ir pensando nisso, antes de tar a gastar € numa maquina maior, portanto a minha sugestão, nesta caso, seria fazer uma focagem mais proxima, um campo mais curto, mas não demasiado, para focar +/- até às arvores proximas, do lado direito, desfocando ligeiramente em direcção às arvores do lado esquerdo (que se afastam, e portanto, desfocariam), e principalmente, desfocar a margem do lado de lá, porque o detalhe dessa margem, nesta foto, é completamente irrelevante, pelo que conseguir desfoca-la enfatizaria os teus planos mais proximos, para alem de que daria aquela sensação de borrão criado pla intensidade de luz, nas arvores mais afastadas, à esquerda.
    e pronto, talvez te possas lembrar disto da proxima vez k apanhares situações destas, e se tiveres focagem manual na tua maquina (muitas compactas têm), podes fazer algumas experiências. caso contrario, usas o truque de focar para um lado, e disparar para o outro, o que quadriplica em dificuldade se a isso juntares a tentativa de conciliar configurações de luz (abertura e tempo) de um lado, para usar tambem em outro..enfim, é preciso paciencia =D são dicas que te deixo, porque da para ver que gostas disto =) portanto so te digo para continuar, força nisso.

    ResponderEliminar
  5. Tenho vindo aqui na expectativa de novos "olhares"...novas fotos...
    Por onde tem andado a câmara e o olhar??

    :)

    ResponderEliminar
  6. O meu trabalho ocupa-me tanto tempo, que não tenho conseguido "eternizar" as minhas "observações". Contudo o meu trabalho dá-me a oportunidade de observar variados locais plausíveis de serem "eternizados". Tenho de levar a minha máquina comigo...! ;)
    Aqui vai mais uma do quase esgotado stock de fotos.
    Obrigado pelo apoio! =D

    ResponderEliminar